Programa do Festival

terça-feira, 3 de agosto de 2010

BREVE HISTÓRICO SOBRE A FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE ASSIS - UNESP

BREVE HISTÓRICO SOBRE A FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE ASSIS - UNESP


 Instalada em 16 de agosto de 1958, como Instituto Isolado de Ensino Superior, com a denominação de Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis.


 Passou a ser UNESP em 1976, e sua nomenclatura foi alterada para Instituto de Letras, História e Psicologia de Assis. Em 21/02/89 passou a ser denominada Faculdade de Ciências e Letras de Assis.

 Atualmente oferece 5 cursos de graduação:
-Letras: 560 alunos

-História: 360 alunos

-Psicologia: 460 alunos

-Ciências Biológicas: 160 alunos

-Engenharia Biotecnológica: 200 alunos

 Em Pós-graduação, possui Mestrado e Doutorado em Letras, em História e em Psicologia.

Mestrado

-História: 45 alunos

-Letras: 41 alunos

-Psicologia: 44 alunos

Doutorado

-História: 24 alunos

-Letras: 31 alunos

-Psicologia: 34 alunos

 O Câmpus conta com 2 Unidades Auxiliares:

• CPPA – Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada “Doutora Betti Katzenstein”

O CPPA tem por objetivo primordial o desenvolvimento de atividades concernentes ao campo da Psicologia, que se destinam ao atendimento à comunidade e à formação profissional dos alunos do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras de Assis. As atividades desenvolvidas pelo CPPA abrangem prevenção e intervenção psicológica, integrando prestação de serviços à comunidade, ensino e pesquisa.

O Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada “Doutora Betti Katzenstein” – CPPA é uma Unidade Auxiliar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP - Câmpus de Assis, que oferece atendimento individual e/ou grupal com uma demanda de, aproximadamente, 500 clientes anuais, nas áreas de Psicologia Clínica, Psicologia Escolar e Psicologia do Trabalho. São atendidos crianças, adolescentes, adultos e idosos, tanto da comunidade interna (alunos, professores, funcionários técnicos e administrativos e seus familiares) quanto da comunidade externa (população em geral, encaminhada pelo Poder Judiciário, por Secretarias Municipais, por Escolas Públicas e Privadas, pelo Hospital Regional, pelo Ambulatório de Saúde Mental, por Empresas Públicas e Privadas, etc. além de pessoas que vêm por iniciativa própria).

Os tipos de atendimento nas áreas acima referidas consistem em ludoterapia individual e grupal, orientação de pais, orientação vocacional e profissional, psicodiagnóstico, psicomotricidade, psicoterapia individual e grupal, psicoterapia de casal, psicoterapia familiar, reeducação psicopedagógica e grupos de vivência.

Para dar conta da demanda de clientes e fornecer condições adequadas de trabalho a professores, alunos e técnicos, o CPPA funciona nos períodos da manhã, tarde e noite, tanto no treinamento de técnicas psicológicas para alunos do 2º ao 5º anos , quanto no atendimento a clientes. Neste caso, além da atuação de alunos de 4º e 5º anos, os professores do Curso de Psicologia e seis psicólogos desenvolvem atividades nesta Unidade Auxiliar no atendimento a clientes, em seus aspectos preventivo e de intervenção, integrando extensão e prestação de serviços à comunidade, docência e pesquisa.

• CEDAP – Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa

O Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa é uma Unidade Auxiliar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Assis que tem como finalidade a criação e a manutenção de condições de apoio às atividades de pesquisa desenvolvidas no Câmpus, por meio da preservação de um acervo de fontes originais de pesquisa de valor histórico e de arquivos especializados de informações. Seus serviços estão relacionados às áreas da memória social e da preservação do patrimônio histórico, literário e de bens culturais.

As fontes de pesquisa disponíveis, sob a guarda do CEDAP, constituem apoio significativo à iniciação científica, aos cursos de pós-graduação em História e em Letras, aos professores da FCLAs e também a pesquisadores de outras instituições.

 Biblioteca
Acervo

A especialidade do acervo da Biblioteca corresponde às áreas do conhecimento ligados aos cursos existentes na Faculdade: Letras, História, Psicologia, Ciências Biológicas e Biotecnologia e Programas de Pós-Graduação nas áreas de Letras, História e Psicologia. Possui também material bibliográfico em outras áreas do conhecimento como Filosofia, Educação, Artes, Direito. Por possuir um grande acervo de livre acesso, a Biblioteca tem alta demanda de atendimento da população de Assis e região. Conta atualmente com um acervo de 80.133 livros, 1.715 títulos de periódicos nacionais e internacionais, 2.287 teses e dissertações, 2.500 obras raras e coleções especiais, além de mapas, fitas, folhetos e bases de dados.

Dados dos materiais existentes no acervo da Biblioteca “Acácio José Santa Rosa”, referentes ao ano de 2007.


 Restaurante Universitário – sistema bandejão – serve de 350 a 400 refeições por dia (somente almoço)

 Moradia Estudantil: capacidade para 119 alunos


 CCI – Centro de Convivência Infantil: o atendimento educacional e de cuidados a crianças de 3 meses a 5 anos e 11 meses, dependentes de servidores (técnico-administrativo e docente), que estejam no exercício de suas funções na FCL - Assis, e de discentes.


 AMBULATÓRIO MÉDICO – atendimento médico (geral, pediatria e ginecologia), enfermagem e serviço social, além de algumas medicações para servidores (técnico-administrativo e docente) e discentes

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA




O Museu da Língua Portuguesa, dedicado à valorização e difusão do nosso idioma (patrimônio imaterial), apresenta uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos.


Os principais objetivos do Museu da Língua Portuguesa são:
- mostrar a língua como elemento fundamental e fundador da nossa cultura
- celebrar e valorizar a Língua Portuguesa, apresentada suas origens, história e influências sofridas;
- aproximar o cidadão usuário de seu idioma, mostrando que ele é o verdadeiro “proprietário” e agente modificador da Língua Portuguesa;
- valorizar a diversidade da Cultura Brasileira;
- favorecer o intercâmbio entre os diversos países de Língua Portuguesa;
- promover cursos, palestras e seminários sobre a Língua Portuguesa e temas pertinentes;
- realizar exposições temporárias sobre temas relacionadas à Língua Portuguesa e suas diversas áreas de influência.

unidade dirigida pela Poiesis
Diretor: Antonio Carlos Sartini

Museu da
Língua Portuguesa
Estação da Luz
Praça da Luz, s/nº
Centro - São Paulo - SP
(11) 3326-0775
museu@museudalinguaportuguesa.org.br

Museu Casa Guilherme de Almeida



Museu biográfico e literário centrado na personalidade do poeta paulista, que residiu no imóvel por mais de 20 anos. Mantém exposições permanentes e temporárias, biblioteca, hemeroteca e arquivo fotográfico, além da coleção de mobiliário, porcelanas, pratarias, esculturas e pinturas que pertenceram ao poeta. Recebe visitas monitoradas, desde que agendadas previamente.

Unidade dirigida pela Poiesis
Diretor: Marcelo Tápia

Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura -






A Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura - é um local de celebração da poesia, da literatura e da arte em geral. Localizada no coração de São Paulo, a Casa serve de cenário para a efervescência da vida cultural, sendo um espaço onde a arte literalmente acontece.


http://www.poiesis.org.br/casadasrosas/

Festival da Palavra - parceria UNESP Assis e Poiesis