Programa do Festival

sábado, 7 de agosto de 2010

Jean Garfunkel

        Jean Garfunkel
Poeta, cantor, contador de histórias, violonista e compositor consagrado na MPB com canções gravadas por Elis Regina, Maria Rita e Renato Braz, entre outros. Criador do projeto Canto Livro de incentivo à leitura através da música. Tem quatro CDs gravados em dupla com seu irmão Paulo Garfunkel, e prepara a edição de seu primeiro livro de poesia, “Poemia”, que foi contemplado no último Edital de literatura da Secretaria de Estado da Cultura (PROAC), e deve ser lançado em janeiro de 2011. Considera Manuel Bandeira sua maior influência poética, a ponto de criar o show “Vou-me embora pra Pasárgada”, especialmente inspirado na obra do poeta, onde intercala canções de sua autoria com poemas escolhidos do autor.
http://www.cantolivro.com.br/

http://www.youtube.com/watch?v=OpLXaOBLa_4

http://www.youtube.com/watch?v=diJBgja5DCM&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=O4maJOxomDE&feature=related

Irineu de Palmira



IRINEU DE PALMIRA

músico, cantor e compositor

Músico- violonista, cantor e compositor, Irineu de Palmira nasceu em Belo Horizonte, onde iniciou suas atividades artísticas, participando de vários festivais e eventos culturais, com destaque para o primeiro lugar no festival de Ouro Preto, primeiro lugar e melhor intérprete no de Itabirito, primeiro lugar e melhor arranjo em Serra Negra, primeiro e terceiro lugares em Queluz e, segundo lugar e melhor intérprete no Festival de Música Cidade Canção – FEMUCIC – de Maringá e etc.
Em 1979, convidado pelo empresário Fauzi Curan, mudou-se para São Paulo para integrar o elenco dos espetáculos de Oswaldo Sargentelli, e nas casas Gallery e Viva Maria (onde dividiu o palco com Cauby Peixoto, Wilson Simonal, Pery Ribeiro e Carmen Costa).
No teatro e televisão, musicou a peça Vereda da Salvação, de Jorge Andrade, e a versão para TV de “O Grande Momento”, de Roberto Santos, direção de Nei Santanna, com Laura Cardoso e Flavio Guarnieri no elenco. Como instrumentista, gravou os violões de todas as faixas do disco “Violas e Canções”, de Pena Branca e Xavantinho. Premiadíssimo trabalho, dentro e fora do Brasil.
Como compositor tem músicas gravadas por Jair Rodrigues e Luciana Mello (“Alma Negra”- que dá nome ao penúltimo disco do Jair), Biro do Cavaco e Grupo Katinguelê, entre outros.
Com um estilo muito diferenciado, observado desde suas composições, timbre vocal único e uma presença de palco extremamente marcante, Irineu de Palmira reúne um vasto repertório de composições ligadas basicamente à MPB e ao Samba; dentre as quais destacam-se grandes parcerias com Gerson Ney França, Nelson Klava, Doroty Massola, Hélio Pequeno, Paulo Leminsky, Ivan da Corina e o grande mestre do samba, Delcio Carvalho. Parte deste trabalho já está registrada em quatro discos (sendo o segundo deles, lançado também na Europa e EUA) e um DVD.
Seu quinto trabalho autoral, desta vez homenageando o samba, está em fase final de produção. Só para dar uma palhinha, algumas músicas desse projeto estão disponíveis no seu perfil da Conexão Vivo http://irineudepalmira.conexaovivo.com.br
Paralelamente ao trabalho autoral, carreira, Irineu de Palmira também participa de projetos culturais (musicais e literomusicais), atuando da concepção e pesquisa à apresentação, desenvolvendo atividades em vários equipamentos administrados pelas Secretarias Municipais, e de Estado da Cultura, além de Universidades e Centros Culturais de muitos estados brasileiros.

Em abril de 2010, iniciou em Belo Horizonte, no teatro do Palácio das Artes, a circulação de seu novo show, “Dois Acordes de Prosa”. Em maio, foi uma das atrações musicais do III Festival da Mantiqueira – “Diálogos com a Literatura”, realizado em São Francisco Xavier – SP e, em agosto, último, o show chegou em São Paulo.





Páginas na internet:

Site oficial http://www.irineudepalmira.com.br/

YouTube www.youtube.com/irineudepalmira

MySpace www.myspace.com/irineudepalmira

Clube Compositores www.clubecaiubi.ning.com/profile/irineudepalmira

Twitter http://twitter.com/IRINEUdePALMIRA

Lula Barbosa


Lula Barbosa iniciou sua carreira artística no início dos anos 70, quando formou o grupo Semente ainda garoto com apenas 15 anos. Venceu vários festivais estudantis muito em voga naquela época. Com o grupo Semente abriu shows de Isaurinha Garcia, Adoniran Barbosa e Paulinho da Viola no Sesc Interlagos. Mais tarde nos anos 80 abandonou o último ano de Publicidade e Propaganda no Instituto Metodista em São Bernardo e começou a cantar profissionalmente nos bares da noite de São Paulo, nos barzinhos, como se dizia antigamente, na época fértil da MPB e da vida noturna no bairro do Bixiga em São Paulo. Cantou durante alguns anos numa das casas mais famosas e badaladas casas da época, o Boca da Noite, na Rua Santo Antônio, no coração do Bixiga, ao lado de Filó Machado, Geraldo Cunha, Celso Miguel e outros e também no Vou Vivendo, Beleléu Chope e Arte, Gente Amiga, Pianos Bar, Barzileirinho, Violão Chopp e Cia, O Porão, e Vozes da Terra, em Santana.


Lula Barbosa compõe para diversos intérpretes da MPB; já fez músicas em parceria com Cesar Camargo Mariano, Eduardo Gudin, Thaís Andrade, Fabio Jr, Mario Lucio Marques, Filó Machado D. Pedro Casaldáglia, Abílio Herlander, Miriam Mirah, Jica, Salgadinho, Adriano Stuart, Marcos Rezende, Irineu de Palmira, Canarinho, Celso Prudente, Eduardo Neves, Joãozinho Gomes, Natan Marques, Vanderlei de Castro e Álvaro Gomes entre outros grandes letristas e poetas. Tem mais de 500 composições gravadas por nomes como Roberto Carlos, Jessé, Fábio Jr., Thobias da Vai Vai, Pierre Onásis, Altemar Dutra Jr., Emmanuel, A 4 Vozes, Olodum, Miriam Mirah, Grupo Catavento, Célia, Jane Duboc, Christian e Ralph, Jair Rodrigues, O Terço, Sérgio Reis, Tarancón, Tania Libertad (México), Pedro Fernández (México), Tito Gomez (Porto Rico), Jim Porto (Italia), Amaya Uranga (Espanha), Katinguelê, Negritude Jr., Só pra Contrariar, Peninha e muitos outros.

Lula Barbosa também atua no campo da publicidade, como intérprete de premiados jingles da publicidade e propaganda brasileira, dentre eles Kaiser (Aquarela do Brasil), Brahma Chopp (Vai de Branco prá Dar Sorte), Fiat (Canção do Exílio), Telesp Celular (Andança), Itaú (Amanhã), Varig, Gol Linhas Aéreas, Banco do Brasil, Bamerindus, Vale do Rio Doce, Bota Sete Léguas, Ticket Restaurante e muitos outros.

Lula Barbosa já fez várias trilhas para documentários em vídeo para a Verbo Filmes. Destacam-se Canção para Zumbi (em parceria com D. Pedro Casaldaglia), Mãos Vazias, Nossa Senhora Aparecida, Ameríndia etc...

Lula participou em abril de 2005 da Caravana 3 da nova edição do Projeto Pixinguinha. Juntamente com Mônica Salmaso e Lui Coimbra fizeram shows em Anápolis, Brasília, Teresina, São Luis, Belém, Santarém, Macapá e Boa Vista. Eles foram acompanhados pelos músicos Benjamin Taubkin (piano), Carlos Bernardo (violão), Luiz Guello (percussão), Murilo O’Reilly (percussão), Natan Marques (violão), Teco Cardoso (sopros) e Zeca Assumpção (baixo). Em todas as cidades visitadas eles tiveram um sucesso fabuloso de público e despertaram um grande interesse da imprensa e da mídia locais.

Lula Barbosa já fez shows em várias unidades do SESC, Teatros, Feiras, Clubes, Bares, Convenções, e participa em parceria de projetos culturais com vários artistas da MPB, participando de Festivais de Música ora concorrendo como intérprete ou compositor, ora como jurado, ou como artista convidado para os shows de encerramento.

http://www.lulabarbosa.com.br/home_1.html

http://www.youtube.com/watch?v=-H4Xl0a0EMw&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=VQ0H_vZinGA&feature=related

Festival da Palavra - parceria UNESP Assis e Poiesis