Programa do Festival

sábado, 7 de agosto de 2010

Irineu de Palmira



IRINEU DE PALMIRA

músico, cantor e compositor

Músico- violonista, cantor e compositor, Irineu de Palmira nasceu em Belo Horizonte, onde iniciou suas atividades artísticas, participando de vários festivais e eventos culturais, com destaque para o primeiro lugar no festival de Ouro Preto, primeiro lugar e melhor intérprete no de Itabirito, primeiro lugar e melhor arranjo em Serra Negra, primeiro e terceiro lugares em Queluz e, segundo lugar e melhor intérprete no Festival de Música Cidade Canção – FEMUCIC – de Maringá e etc.
Em 1979, convidado pelo empresário Fauzi Curan, mudou-se para São Paulo para integrar o elenco dos espetáculos de Oswaldo Sargentelli, e nas casas Gallery e Viva Maria (onde dividiu o palco com Cauby Peixoto, Wilson Simonal, Pery Ribeiro e Carmen Costa).
No teatro e televisão, musicou a peça Vereda da Salvação, de Jorge Andrade, e a versão para TV de “O Grande Momento”, de Roberto Santos, direção de Nei Santanna, com Laura Cardoso e Flavio Guarnieri no elenco. Como instrumentista, gravou os violões de todas as faixas do disco “Violas e Canções”, de Pena Branca e Xavantinho. Premiadíssimo trabalho, dentro e fora do Brasil.
Como compositor tem músicas gravadas por Jair Rodrigues e Luciana Mello (“Alma Negra”- que dá nome ao penúltimo disco do Jair), Biro do Cavaco e Grupo Katinguelê, entre outros.
Com um estilo muito diferenciado, observado desde suas composições, timbre vocal único e uma presença de palco extremamente marcante, Irineu de Palmira reúne um vasto repertório de composições ligadas basicamente à MPB e ao Samba; dentre as quais destacam-se grandes parcerias com Gerson Ney França, Nelson Klava, Doroty Massola, Hélio Pequeno, Paulo Leminsky, Ivan da Corina e o grande mestre do samba, Delcio Carvalho. Parte deste trabalho já está registrada em quatro discos (sendo o segundo deles, lançado também na Europa e EUA) e um DVD.
Seu quinto trabalho autoral, desta vez homenageando o samba, está em fase final de produção. Só para dar uma palhinha, algumas músicas desse projeto estão disponíveis no seu perfil da Conexão Vivo http://irineudepalmira.conexaovivo.com.br
Paralelamente ao trabalho autoral, carreira, Irineu de Palmira também participa de projetos culturais (musicais e literomusicais), atuando da concepção e pesquisa à apresentação, desenvolvendo atividades em vários equipamentos administrados pelas Secretarias Municipais, e de Estado da Cultura, além de Universidades e Centros Culturais de muitos estados brasileiros.

Em abril de 2010, iniciou em Belo Horizonte, no teatro do Palácio das Artes, a circulação de seu novo show, “Dois Acordes de Prosa”. Em maio, foi uma das atrações musicais do III Festival da Mantiqueira – “Diálogos com a Literatura”, realizado em São Francisco Xavier – SP e, em agosto, último, o show chegou em São Paulo.





Páginas na internet:

Site oficial http://www.irineudepalmira.com.br/

YouTube www.youtube.com/irineudepalmira

MySpace www.myspace.com/irineudepalmira

Clube Compositores www.clubecaiubi.ning.com/profile/irineudepalmira

Twitter http://twitter.com/IRINEUdePALMIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festival da Palavra - parceria UNESP Assis e Poiesis