Programa do Festival

domingo, 8 de agosto de 2010

Poeta Antônio Lázaro de Almeida Prado



BIOGRAFIA SUMÁRIA
Nasci em Piracicaba em 1925

Cursei na mesma cidade, no Instituto de Educação Sud Mennuci, o Primário, o Ginásio e o Colégio Clássico.

Aprovado, em 1º lugar, cursei Letras Neolatinas na USP, logo assumindo o cargo de Assistente de Língua e Literatura Italiana em 1953. Lecionei na USP de 1953 a 1958, ocasião em que pertenci a 1ª equipe dos Fundadores da FFCL de Assis (depois Faculdade de Ciências e Letras, campus de Assis, UNESP).

Obtive os títulos de Doutor e de Livre Docente pela Cadeira de Língua e Literatura Italiana da USP.

Aos 33 assumi a Titularidade das Cadeiras de Língua e Literatura Italiana que acumulei com a de Teoria Literária e Literatura Comparada, pela qual me aposentei em 1988.

Recebi da FCL UNESP o título de Professor Emérito, e da Egrégia Câmara Municipal de Assis o título de Cidadão Assisense.

Examinei um número muito alto de Teses de Doutoramento, Livre Docência e Cátedra na USP e nos Campi da UNESP, na Escola de Sociologia e Política, em campi universitários de Bauru e Maringá (PR).

Promovi na UNESP de Assis as Noites de Música e Poesia, o Centro de Estudos Literários Alceu Amoroso Lima, o Dialogo Múltiplo, a Catequese Musical, o Festival de Artes, e (ainda em São Paulo) o 1º Festival de Artes Universitário. Ali, também, dei cursos de Português para italianos no Instituto Italo-Brasileiro.

Fui (precocemente) Assistente da PUCSP.

Continuo a promover (com minha filha Fernanda Maria Bueno de Almeida Prado) o Chama Poética (sarau de Música e Poesia) na USP, na Casa das Rosas , na Biblioteca de São Paulo e no Museu da Língua Portuguesa.

Em Assis, no diário Voz da Terra mantenho três colunas culturais: Calidoscópio, Livros sobre a mesa e Poesia em Rosa dos Ventos.

Continuo, pois, na ativa, na altura de completar 85 anos, sendo desde 1943, Membro da UBE (União Brasileira de Escritores) e da API (Associação Paulista de Imprensa).

Assis, 8 de abril de 2010

E-mail: professorprado.prado@gmail.com

http://antologiamomentoliterocultural.blogspot.com/2010/04/antonio-lazaro-de-almeida-prado.html

Poesia: http://ciclodaschamas.blogspot.com/

Crítica: http://www.tirodeletra.com.br/folhetim/PerfilAlmeidaPrado.htm

http://revistacontemporartes.blogspot.com/2010/04/o-poeta-antonio

Myrthes Aguiar





Em 2002 fez sua estréia profissional, a convite de Sérgio Augusto em seu show Bossa Nova no All Of Jazz, interpretando clássicos de um dos períodos mais ricos da música popular brasileira. Fez uma participação especial CD de Sérgio Augusto, lançado no final de 2005, na faixa Tudo Que Arde Cura (Natan Marques & Ana Terra).

Desde 2003 vem se apresentando com Natan Marques em shows mostrando as composições de Natan com diversos letristas como, Murilo Antunes, Márcio Borges, Flora Figueiredo, Thaís Andrade, Fernando Ghê, entre outros.

Também com Natan Marques, se apresenta no show “Felisidade”, especialmente elaborado por ele em homenagem a Elis Regina. Neste show Natan relembra o período marcante de sua trajetória acompanhando Elis, revisitando o repertório impecável mostrado nos espetáculos “Elis e Tom”, “Falso Brilhante”, “Transversal do Tempo”, “Essa Mulher”, “Saudade do Brasil” e “Trem Azul”. Utilizando diversas formações, desde duo até sexteto, “Felisidade” foi apresentado no Clube Paineiras do Morumby, inaugurando o projeto Quartas Culturais, no projeto Duos Brasileiros no teatro Cultura Inglesa, no projeto Duos Homenageiam do SESC Consolação, no SESC Ipiranga, no SESC Vila Mariana, no SESC Bertioga, no projeto Chuva de Estrelas do Centro Cultural São Paulo, no Museu da Língua Portuguesa e no All Of Jazz.

Com Natan Marques, gravou o programa Ensaio do renomado produtor Fernando Faro exibido pela TV Cultura SP. No programa interpretou além das canções de Natan Marques, músicas do repertório de Elis Regina, relembradas por Fernando Faro, responsável pela direção geral de “Trem Azul”, último show de Elis no qual Natan assinou a direção musical.

A convite de Rolando Boldrin, Myrthes e Natan gravaram participação em seu programa “Sr Brasil” também exibido pela TV Cultura SP, onde mostraram canções que integram o show Restos e Rastros, que dá nome ao primeiro CD de Myrthes Aguiar.

Juntamente com Lula Barbosa e Natan Marques, apresentou-se também em festivais de música popular brasileira.

No Sarau Chama Poética, se apresentou junto com Natan Marques no tributo à Chaplin na Casa das Rosas, no SESC de Presidente Prudente, na Biblioteca de São Paulo, no tributo à Vinicius de Moraes no SESC Bauru e no SESC Bertioga, e em homenagem ao poeta Antonio Lazaro de Almeida Prado no Museu da Língua Portuguesa.

Em seu primeiro CD, Restos & Rastros, lançado em janeiro de 2010 no SESC Vila Mariana, interpreta composições de Natan Marques em parceria com diversos autores. É Natan Marques que assina os arranjos e a produção musical do CD.

A convite do Centro de Cultura Brasileira em Frankfurt, na Alemanha, apresentará o show “FElisidade” junto de Natan Marques, na BrotFabrik em Frankfurt no dia 19 de outubro de 2010.


http://www.myspace.com/myrthesaguiar

http://il.youtube.com/watch?v=yDhH6ZW3c9M&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=DzEJXklBR4M&feature=related

Natan Marques

                                                      Natan Marques


                                             Músico, Arranjador, Compositor e Produtor Musical
                                             Guitarra, Violão Nylon, Violão aço e Viola 12

Tocou com Elis Regina durante 8 anos (1974 até Jan/1982), em shows e gravações, assinando a direção musical de seu último show “Trem Azul”, com Simone (1982 a 1990), Djavan (1979), Ivan Lins (1979), Renato Teixeira (1994 a 2004) com quem atuou como músico, arranjador e diretor musical, Lula Barbosa, Chico Buarque, Nana Caymmi entre tantos outros grandes nomes da música brasileira, tanto em discos como em shows.

Tem composições em parceria com Aldir Blanc, Murilo Antunes, Márcio Borges, Paulo Garfunkel, Jean Garfunkel, Ana Terra, Vanessa da Mata, Flora Figueiredo, entre outros.

Ganhou prêmio de melhor arranjador do festival Rímula (1991), melhor música no festival XI FAMPOP de música brasileira (1993), e do prêmio Colunistas de melhor jingle com “Bráulio” para a campanha do Ministério da Saúde (1996).

Gravou 2 discos instrumentais pelo selo SOM DA GENTE, contendo composições próprias: COMBOIO, também lançado na Alemanha, e DOIS, ambos em parceria com Ricardo Leão. Com esses trabalhos, se apresentou no Festival de Jazz de Montreal e no Free Jazz em SP.

A convite do produtor Fernando Faro, gravou o programa Ensaio exibido pela TV Cultura SP, um especial sobre sua carreira, contanto fatos de sua via musical, mostrando suas composições, o trabalho registrado nos CDs instrumentais, as parcerias com letristas como Ana Terra, Murilo Antunes e também, músicas do repertório de Elis Regina, relembradas por Fernando Faro, responsável pela direção geral de “Trem Azul”, último show de Elis no qual Natan assinou a direção musical.

A convite de Rolando Boldrin, Myrthes e Natan gravaram participação em seu programa “Sr Brasil” também exibido pela TV Cultura SP, onde mostraram canções que integram o show Restos e Rastros, que dá nome ao primeiro CD de Myrthes Aguiar.

Lançou em jan/2010 o primeiro CD de Myrthes Aguiar, “Restos e Rastros”, onde assumiu a produção e direção musical. Neste CD, Myrthes Aguiar interpreta composições de Natan Marques com diversos parceiros.

Junto com Jean Garfunkel e Joana Garfunkel, se apresenta no projeto Canto Livro, um encontro da música e da literatura resultando em shows temáticos com enfoque em autores brasileiros ou da língua brasileira, onde a narrativa é permeada por canções afinadas com a temática da abro do autor.

Com o Sarau Chama Poética, produzido por Fernanda Almeida Prado, vem se apresenta junto com Myrthes Aguiar nos tributos à Charles Chaplin e Vinícius de Moraes em unidades do SESC, Museu da Língua Portuguesa e Biblioteca de São Paulo.

Com Luis Felipe Gama e Ana Luiza, se apresenta em shows com repertório composto por canções de Luis Felipe, de Natan Marques e da parceria dos dois.

Vem se apresentando com Myrthes Aguiar no show “FElisidade”, especialmente elaborado  por ele em homenagem a Elis Regina, relembrando o período marcante de sua trajetória acompanhando Elis, revisitando o repertório impecável mostrado nos espetáculos “Elis e Tom”, “Falso Brilhante”, “Transversal do Tempo”, “Essa Mulher”, “Saudade do Brasil” e “Trem Azul”. Com formações diversas, de duo a sexteto, “FElisidade” foi apresentado no SESC Ipiranga, SESC Vila Mariana, SESC Bertioga, Clube Paineiras do Morumby, inaugurando o projeto Quartas Culturais, no projeto Duos Brasileiros no teatro Cultura Inglesa, no projeto Duos Homenageiam do SESC Consolação, no SESC Ipiranga, no SESC Vila Mariana, no SESC Bertioga, no projeto Chuva de Estrelas do Centro Cultural São Paulo, no Museu da Língua Portuguesa e no All Of Jazz.

A convite do Centro de Cultura Brasileira em Frankfurt, na Alemanha, apresentará o show “FElisidade” junto de Myrthes Aguiar, na BrotFabrik em Frankfurt no dia 19 de outubro de 2010.

Ainda em 2010, lançará seu terceiro CD instrumental com composições de sua autoria, chamado “Fotografias”.


http://www.myspace.com/natanmarques

http://www.youtube.com/watch?v=DNkBu8fj-r0

http://www.youtube.com/watch?v=DNkBu8fj-r0

Festival da Palavra - parceria UNESP Assis e Poiesis