Programa do Festival

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Idealizadores do Festival da Palavra







Frederico Barbosa
Diretor da Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Frederico Tavares Bastos Barbosa nasceu em Recife, Pernambuco, no dia 20 de fevereiro de 1961. Em 1967 transferiu-se com a família para a cidade de São Paulo, onde mora até hoje.
Cursou Física na Universidade de São Paulo. Iniciou o curso de Grego na mesma universidade. Formou-se em Letras-Português em 1985.  Foi, durante alguns anos, crítico literário dos jornais Jornal da Tarde e Folha de S. Paulo. Publicou poemas em diversas revistas por todo o Brasil. Foi consultor e redator do volume Help! - Literatura, publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Atualmente é diretor da Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
 Obras: Rarefato (São Paulo, Iluminuras, 1990); Nada Feito Nada (São Paulo, Perspectiva, 1993); Contracorrente (São Paulo, Iluminuras, 2000); Louco no Oco sem Beiras – Anatomia da Depressão (São Paulo, Ateliê Editorial, 2001); Cantar de Amor entre os Escombros (São Paulo, Landy Editora, 2002); Brasibraseiro (em parceria com Antonio Risério), (São Paulo, Landy, 2004); A Consciência do Zero (Rio de Janeiro, Lamparina, 2004).
http://fredbar.sites.uol.com.br/


Fernanda de Almeida Prado

Psicóloga Psicanalista Produtora Cultural
Conselheira da Poiesis
Graduada em Psicologia pela UNESP (1980) especializada em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientae, atende em consultório particular e atua também como Produtora Cultural. Idealizadora do projeto 'Chama Poética" que acontece mensalmente na Casa das Rosas, Museu da Língua Portuguesa e Biblioteca de São Paulo.




                                           Mario Sérgio Vasconcelos
                                           Diretor da UNESP de Assis

Nasceu em Rancharia/SP, em 1956 • Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Assis (1978) • Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (1985) • Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo – USP/SP (1995) • Pós-doutorado em Processos Cognitivos pela Universidade de Barcelona – ESPANHA (2003) • Professor Livre-docente em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Assis (2007)
• Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (SBPD-2006/2008
• Diretor da Faculdade de Ciências e Letras de Assis/UNESP (2007/2011)

Alex Dias


Ator e Poeta. Formado pela USP de Ribeirão Preto em Ciências da Informação e Documentação. Um apaixonado por arte, especialmente poesia. Amadureceu suas experiências artísticas em estudos e trabalhados no MARP – Museu de Arte Contemporânea de Ribeirão Preto, Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, Casa Guilherme de Almeida, Museu da Língua Portuguesa e Biblioteca de São Paulo. Além de cursos livres na própria Universidade de São Paulo. Experiência em produção de shows literomusicais, oficinas literárias, aulas-shows de livros dos vestibulares e festivais. Atua no projeto OSNÁUTICOS, do qual é fundador, onde desenvolve os seus trabalhos artísticos e culturais, destacando-se neste ano, a participação no Festival Internacional de Arte Contemporânea de Anzio e Nettuno (Roma, Itália) RIFRAZIONI (edição 2010) com a gravação de um diálogo poético com Francesca Cricelli para a performance Amaro Ammore. Apresenta-se como poeta e ator, no grupo Chama Poética, do qual também é produtor.


Entre as suas publicações, destaca-se a premiação, em 2009, no XXV Prêmio Mundial de Poesia NÓSSIDE – realizado em Reggio Calábria, na Itália, pela Unesco. Este ano participa novamente do Prêmio NÓSSIDE.

Blog: http://alexwdias.blogspot.com/

CHAMA POÉTICA

       CHAMA POÉTICA



Fernanda de Almeida Prado - Gabriel de Almeida Prado
Myrthes Aguiar - Natan Marques e Alex Dias



Eventos literomusicais
O Chama Poética visa em seus projetos difundir e fomentar a arte através da poesia, da literatura e da música. Este ano comemora 6 anos de estrada com um histórico de respeito na produção artística e cultural. O Chama Poética é capaz de desenvolver projetos com diversos temas e estruturas. Foi idealizado por Fernanda de Almeida Prado, psicóloga e psicanalista, que conta com a colaboração do poeta e ator Alex Dias na produção e direção. É atualmente uma referência nos eventos poéticos e musicais da capital paulista, com público certo e disputado, na Casa das Rosas, Museu da Língua Portuguesa, Biblioteca de São Paulo, SESCs etc.



http://sarauchamapoetica.blogspot.com/

Festival da Palavra - parceria UNESP Assis e Poiesis