Programa do Festival

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Poiesis - Organização Social da Cultura

Criada em 1995, a Sociedade dos Amigos da Casa das Rosas tinha como objetivo principal dar apoio às atividades desenvolvidas pela Diretoria da Casa das Rosas e realizava sua atividade fim através da intermediação de parcerias e patrocínios com empresas e instituições privadas e públicas, bem como apoio através de recursos humanos e financeiros.
Entre as atividades desenvolvidas estavam: oficinas, simpósios, seminários, workshops, lançamentos de livros, exposições e outras atividades museológicas, apresentações teatrais e musicais, eventos de incentivo à poesia, à literatura e às diversas áreas de produção artística e cultural, garantindo assim o acesso da população à cultura em geral.
A plena realização do programa de atividades da Casa das Rosas, nos últimos anos, tornou-se possível com o apoio da Sociedade, que complementava recursos financeiros e humanos através de: intermediação de patrocínios para equipamentos e obtinha recursos financeiros necessários para o desenvolvimento das atividades propostas pela Diretoria. Oferecia, também, colaboração técnica na elaboração da programação das atividades e colaboração nas atividades administrativas e de produção por meio de voluntários.
Sendo assim, a Sociedade, desde a sua fundação, em muito colaborou no projeto de se manter a Casa das Rosas como um espaço cada vez mais atuante no sentido de conservar e valorizar o patrimônio cultural, assim como o de divulgar a arte a poesia, a literatura e a cultura.
Durante o ano de 2007, a Sociedade dos Amigos da Casa das Rosas, em contato direto com o Conselho da Biblioteca Haroldo de Campos, do qual participam alguns dos seus membros, foi fundamental na captação de recursos que possibilitaram a catalogação parcial da Biblioteca e sua disponibilização ao público de São Paulo por meio de catálogo eletrônico.
Em 2008, o estatuto social da Sociedade foi reformulado, adequando-se às leis atuais e possibilitando à agora denominada Poiesis – Associação dos Amigos da Casa das Rosas, da Língua e da Literatura, pleitear a qualificação como uma Organização Social e assim colocar-se à disposição do Governo de São Paulo para administrar unidades museológicas ligadas à língua e à literatura.

Unidades dirigidas pela Poiesis:
Biblioteca de São Paulo
Casa Guilherme de Almeida
Casa das Rosas -Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Museu da Língua Portuguesa

Projetos:
Mapa da Poesia
PraLer
SPEL - Programa São Paulo: Um Estado de Leitores
Viagem Literária
Festival da Palavra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festival da Palavra - parceria UNESP Assis e Poiesis